Metallica revoluciona Heavy Metal com pesada sonoridade

Subgênero do Rock é popularizado nos anos 80 com o estilo híbrido

Tido como uma ramificação do Rock, o Heavy Metal nasceu na Inglaterra e foi popularizado nos anos 80, quando surgiram riffs complexos de guitarras e solos longos com refrões marcantes.

O Metallica foi formado em Los Angeles, em 1981, quando se tornou o campeão em vendas do cenário Heavy Metal. Desde o começo da carreira, a banda procurava levar aos extremos a agressividade das bandas que os influenciavam, como Diamond Head, por exemplo.

Já que na década de 70 o Rock continuava homogêneo e sem muitas alterações, alguns gêneros foram se reinventando e criando novas origens. Nesta época em que florescia o movimento hippie, havia a contracultura onde bandas de rock se misturavam com outros estilos. Assim foi criado o estilo hibrido, com a sonoridade da música voltada totalmente para as guitarras.

Metallica at a packed concert at Shanghai's Mercedes-Benz Arena.
Metallica at a packed concert this week at Shanghai’s Mercedes-Benz Arena.

O Heavy Metal, um subgênero do Rock, se transformou em um estilo original e bastante heterogêneo. As guitarras distorcidas, o uso continuo e disparado do pedal e a alternação na música entre o pesado e o lento são características que diferenciam o Heavy Metal de outros estilos, como o Rock Progressivo e o Punk Rock, por exemplo, em que a guitarra só acompanha a melodia.

O Metallica começou no underground ajudando a dar forma ao Thrash metal, variação mais pesada e violenta do Heavy Metal tradicional. Com 30 anos de carreira, a banda se une cada vez mais ao seu público, marcado por roupas pretas e cabelos cumpridos.

Os shows do Metallica são atraentes pelo seu repertório ou setlist, decididos por diversos fatores, entre eles, o que os integrantes estão sentindo no momento. O cenário é bem modesto e simples. Um palco e um enorme telão bastam. O resto, o Metallica faz!

Dez músicas do Metallica que revolucionaram o Heavy Metal:

  1. HIT THE LIGHTS (1983)
  2. WHIPLASH (1983)
  3. SEEK AND DESTROY (1983)
  4. FADE TO BLACK (1984)
  5. FOR WHOM THE BELL TOLLS (1984)
  6. CREEPING DEATH (1984)
  7. BATTERY (1986)
  8. MASTER OF PUPPETS (1986)
  9. HARVESTER OF SORROW (1988)
  10. ONE (1988)

Compre Camisetas de Banda em promoção na Stamp!